segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pasta de dentes e sua historia

A pasta de dente ou creme dental é uma pasta usada para higienizar os dentes, quase sempre em conjunto com uma escova de dentes.
A primeira pasta de dentes de que existe registo foi elaborada por médicos egípcios por volta de 2000 anos A.C. Bastante abrasiva, era feita de pó da pedra pomes com uma mistura de vinagre de vinho. Pelos modernos investigadores, tal pasta era mais paliativa do que a pasta de dentes dos romanos, elaborada a partir de urina humana – que em líquido servia também de elixir. Os médicos do Império Romano defendiam que a urina esbranquiçava os dentes ao mesmo tempo que os mantinha bem fixos nos alvéolos. As mulheres da alta burguesia romana pagavam fortunas pela urina Portuguesa, a mais cara, dado ser a mais forte do continente europeu. Os historiadores acreditam ser verdade mas somente por causa do líquido ser transportado por terra desde Portugal, provocando, portanto a putrefacção. A urina tinha um componente activo das pastas de dentes e dos elixires usado até ao século XVIII que os cientistas usavam inconscientemente, amónia.
No início do século XIX, a escova de dente era normalmente usada apenas com água, mas misturas dentárias logo ganharam popularidade. A maioria destes eram de produção caseira, e os ingredientes mais comuns eram giz, tijolo pulverizado e sal. Uma enciclopédia caseira de 1866 chegou a recomendar carvão pulverizado e precavia que muitas das misturas comerciais faziam mais mal do que bem.
Hoje em dia, é mais comum a pasta de dente ser vendida em tubos flexíveis, mas também é encontrada em compartimentos mais resistentes. Embalagens projetadas para ficaram sempre de pé permitindo que mais pasta seja aproveitada são uma recente inovação.
A pasta de dentes vem numa variedade de sabores, sendo a maioria variações de menta. Outros sabores mais exóticos incluem: albricoque, canela, chiclete (destinada mais para as crianças), erva-doce, gengibre, laranja e limão. Até pastas sem sabor existem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário